A Igreja Pe. Pelágio foi inaugurada em 31 de maio de 2005. A igreja foi construída pelos missionários redentoristas e hoje abriga os restos mortais do Pe. Pelágio Sautter.
Igreja do Santíssimo Redentor, conhecida pelos fiéis como Igreja do Padre Pelágio. O local foi construído em homenagem ao religioso e fundada no dia 31 de maio de 2004. O padre era considerado pelos fiéis como portador de um dom da Cura.
O destaque da Igreja Santíssimo Redentor está na beleza das imagens e do altar, com leveza da construção, e no ambiente que inspira piedade.
Construída numa elevação de terreno, a Igreja acolhe os restos mortais do Padre Pelágio (Também abriga os túmulos de outros padres da Congregação do Santíssimo Redentor), Missionário Redentorista que desenvolveu importante trabalho religioso e social.
Pe. Pelágio estava enterrado no cemitério Santana, em Goiânia e posteriormente fora transferido para Igreja Matriz de Campinas (Goiânia).
Hoje descansa definitivamente, na capela que recebeu o seu nome, a qual está aberta permanentemente à visitação pública.
ENDEREÇO: Avenida Constantino Xavier, setor Ana Rosa Trindade - GO.
TELEFONE: (62) 3505 8539.
No Brasil - PADRE PELÁGIO
Quando convidado para vir ao Brasil, aceitou logo, pois sempre quis trabalhar nas missões estrangeiras. No dia 6 de agosto de 1909, desembarcou no Rio de Janeiro, ao lado de mais quatro confrades. Nunca mais voltaria para rever a pátria. Faleceu no dia 23 de novembro de 1961, na Santa Casa de Goiânia.
Esses 52 anos no Brasil foram assim distribuídos: 5 anos em algumas paróquias de São Paulo e os outros 47 em Goiás. Durante esses longos anos, desenvolveu múltiplas atividades pastorais. Nunca foi Superior canônico. Seu apostolado predileto foram as “desobrigas” no sertão goiano.
Percorreu centenas de comunidades, quase sempre a cavalo, tornando-se conhecido e estimado pelo povo. Trindade Onde mais trabalhou foi em Trindade (GO). Os romeiros iam visitar o Divino Pai Eterno durante a festa, mas não voltavam sem pedir também a bênção do Pe. Pelágio.
A Igreja do Santíssimo Redentor, construída na cidade, foi destinada a acolher os restos mortais de Pe. Pelágio.
Beatificação e Canonização
Diante de tão grande fama de santidade e popularidade, em 1997 foi pedido à Sagrada Congregação das Causas dos Santos que se instalasse o processo de sua beatificação e canonização, o que foi concedido.
O processo já venceu várias etapas e continua tramitando no Vaticano. No dia 7 de novembro de 2014, Papa Francisco proclamou Venerável o Pe. Pelágio Sauter. O título representa uma das etapas mais trabalhosas e exigentes da causa de canonização e abre os caminhos para continuar o estudo sobre sua santidade.
Veja as Fotos:
http://fenocoracaodobrasil.com.br/index.php/atrativos/igreja-pe-pelagio#sigProIdb21aa6cbbe
Fonte: AFIPE. G1.