A Igreja de Santos Reisrecebe durante o mes de dezembro, milhares de fieis e devotos dos Reis.
“Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra”, narra o Evangelho de Mateus (2,11) sobre o momento em que os Magos do Oriente encontraram o Menino Jesus.
As Festas Religiosas, vistas sob a óptica do patrimônio imaterial, têm importante papel de perpetuação da cultura.
O estudo das festas por meio da percepção constitui em ações investigativas, que faz emergir a importância destas manifestações culturais, como parte do simbolismo e da herança cultural de um povo e de sua identidade.
Neste âmbito, a identidade rural no meio urbano sobrevive a constantes modificações. As Folias de Reis, como prova de sobrevivência nessa realidade, vive inserida em cotidianas adaptações.
Essa manifestação cultural faz parte da identidade da cultura goianiense e se faz viva em aproximadamente 25 grupos presentes em distintos bairros da capital. Recorda-se, portanto, que a presente investigação teve como objetivo analisar as representações das Folias de Reis para os goianos em ambientes externos à essas festas.
Os elementos de maior destaque foram aqueles ligados a devoção e aos rituais, como a bandeira, a cantoria, a devoção e a fé nos “Santos Reis”. Como pode-se perceber, são várias as “marcas” impressas no espaço-tempo que configuram a representação das paisagens simbólicas produzidas pelas Folias de Reis.
É uma tradicional festa trazida pelos colonizadores portugueses no século XVIII e que ainda se mantém viva em diversas cidades. Trata-se da Folia de Reis, “grupo que reúne cantadores e instrumentistas para celebrar a data”.
ENDEREÇO: 42, R. 06-A, 2 - Setor Oeste Trindade - GO.
Embora o Dia dos Santos Reis seja apenas em 6 de janeiro, em muitas localidades, os festejos começam logo após o Natal. Muitos seguem também o calendário litúrgico e comemoram esta festa no domingo da Epifania.
Veja as Fotos:
http://fenocoracaodobrasil.com.br/index.php/atrativos/igreja-santos-reis#sigProId7fe107b4ce
Fonte: AFIPE.